MULTI - DTD

Cultura

Páginas do site

Voltar

 

===== ARTIMINAS

 

Em 2005 foi criada a ARTIMINAS (Associação de Artistas e Artesãos de Itapeva de Minas). A entidade realizou trabalhos em 2005 e 2006 e depois entrou em inatividade.

 

 

 

===== CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL

 

Em 2007 é implantado pela Prefeitura o conselho de patrimônio cultural para substituir a associação. O conselho acaba obtendo sucesso na empreita.

 

 

 

===== ESCOLA DE MÚSICA “PREFEITO DALMIR DANTAS”

 

Existe a escola de música Dalmir Dantas que recebeu sua sede própria no ano de 2008, estabelecimento de ensino conhecido por sua fanfarra e por destaques de jovens vocais que se apresentam em eventos regionais diversos.

 

 

 

===== PROJETO CULTURAL "DOMINGO NA PRAÇA"

 

Evento semanal de natureza sociocultural que ocorre desde janeiro/2016 sempre aos domingos das 09h00 às 15h00 na Praça Joaquim Luiz, reunindo artesãos e contando com apresentações culturais diversificadas. Ressalta-se que projeto foi desenvolvido a partir de uma iniciativa comunitária de moradores do município, por meio do grupo Terceira Opção e com apoio do Poder Público Municipal (através da Prefeitura e da Câmara).  

 

As atividades tiveram início no dia 24 de janeiro de 2016, sendo que a feira tem como objetivo apoiar a produção e comercialização de produtos artesanais, artísticos e comidas típicas da região, bem como desenvolver a cidadania por meio de atividades culturais. Tem, também, um importante papel para a cidade, pois estimula a ocupação do espaço público fazendo dele não apenas um lugar de passagem, mas também de convivência.

 

Na feira são comercializados produtos como: artesanatos em crochê, artesanatos em madeira, pinturas, bolsas, camisetas, pães caseiros e integrais, massas, fogaça, pasteis, hortaliças orgânicas, mel orgânico, entre outros.

 

 DSC 0507 copy

DSC 0512

 

===== Competidor Cultural/Poeta/Compositor/Intérprete Marcelo Guido “Van Lyra”

 

 Marcelo Guido, nascido aos 29/03/1977 em Camanducaia/MG, destaca-se como uma referência cultural por, ao longo de sua carreira ter sido autor/executor de projetos culturais e festas na cidade, bem como por ter sido um competidor vitorioso no Circuito Cultural Lírio de Madrid (pertencente à Fundação de Cultura e Eventos “Hernani Lecci Sanches”) entre 1998 e 2012, oportunidade em que venceu cinco campeonatos mundiais culturais (2000, 2001, 2005, 2010 e 2012), tendo outras dezenas de importantes títulos em seu currículo.

 

Paralelamente a isto, Marcelo Guido desenvolveu sua veia artística tornando-se um expoente escritor de poesias (sites Recanto das Letras e Usina de Letras) sendo líder da Equipe de Poetas “Leões de Sherryatt” (desde 1998). No campo musical, o barítono Guido destaca seus trabalhos a frente do grupo N´Take, o qual fundou no ano de 1990 e que contou com os tenores Axel Andrada (falecido em 2008) e seu irmão Aaron Andrada (falecido em 2016), além dos cantores Julian Jonathan e Hercule Scott. Além de interpretar, ressalta-se que Marcelo Guido foi o compositor de quase todas as canções do grupo ao longo dos anos. N´Take iniciou um hiato nas atividades no ano de 2012, mas os integrantes reuniram-se em 2015 para celebração de 25 anos. Com o falecimento de Aaron, o agora trio tem plano de novas reuniões nos anos de 2017 e 2018.

 

 guido penta