out e nov

Turismo e Lazer: Estrutura e principais eventos itapevenses

Páginas do site

Voltar

 

Itapeva conta com um clube recreativo (capacidade para 600 pessoas), dois ginásios poliesportivos; um estádio de futebol com iluminação e duas piscinas públicas artificiais e duas academias de ginástica.

 

Somam-se a esses, a piscina natural da "Pedra Chata" e as famosas cachoeiras em que se sobressai a do "Gusto Caipira".

 

Além disso, possui pizzarias, lanchonetes, lan houses e locadoras e outros segmentos básicos para a comodidade para moradores e visitantes.

 

São eventos relevantes no município:

  • a Festa do Padroeiro São Sebastião (20 de janeiro)

  • o Carnaval de Rua (fevereiro ou março),

  • o aniversário da cidade (1º de março),

  • a Festa de São Benedito/Capetinga (maio)
  • a Junifest {União das Festas Juninas de Itapeva/MG} (junho),

  • a Festa do Carreteiro (julho),

  • a Semana Cultural Evangelística (julho)

  • a Festa do Peão de Boiadeiro (setembro/outubro)

  • o Réveillón.

  • PROJETO CULTURAL "DOMINGO NA PRAÇA":

    Evento semanal de natureza sociocultural que ocorre desde janeiro/2016 sempre aos domingos das 09h00 às 15h00 na Praça Joaquim Luiz, reunindo artesãos e contando com apresentações culturais diversificadas. Ressalta-se que projeto foi desenvolvido a partir de uma iniciativa comunitária de moradores do município, por meio do grupo Terceira Opção e com apoio do Poder Público Municipal (através da Prefeitura e da Câmara).  As atividades tiveram início no dia 24 de janeiro de 2016, sendo que a feira tem como objetivo apoiar a produção e comercialização de produtos artesanais, artísticos e comidas típicas da região, bem como desenvolver a cidadania por meio de atividades culturais. Tem, também, um importante papel para a cidade, pois estimula a ocupação do espaço público fazendo dele não apenas um lugar de passagem, mas também de convivência. Na feira são comercializados produtos como: artesanatos em crochê, artesanatos em madeira, pinturas, bolsas, camisetas, pães caseiros e integrais, massas, fogaça, pasteis, hortaliças orgânicas, mel orgânico, entre outros.

     

     

Há ainda outras festas religiosas tais como: Nossa Senhora Aparecida (Distrito Areias), Nossa Senhora Imaculada (Bairro Ribeirão Fundo), Santa Luzia (Bairro Caraúna), Santo Antonio (Bairro Campo Redondo), Santo Expedido (Bairro Pinhalzinho), São João Batista (Bairro do Chá), Senhor Bom Jesus (Bairro Sertão Grande) e São Benedito (Bairro Ribeirão Fundo) entre outras.

 

CARNAVAL DE RUA/JUNIFEST

 

O Carnaval de Rua foi criado também no ano de 2003. Conta com banda show na Praça Joaquim Luiz, com desfile de blocos carnavalescos e eventuais aparições de escolas de samba e/ou baterias. Turistas de cidades circunvizinhas e principalmente paulistas (que têm chácaras e sítios) são frequentadores desta festa popular.

 

A festa Junina unificada, denominada “Junifest” é derivada de um projeto não aceito em Camanducaia no ano 1999  e, basicamente, consiste na união de todas as escolas (municipais, estaduais e/ou particulares) para que juntas promovam um evento mais forte e com boas atrações a nível regional. Artistas como Mário Zan e Meninos de Goiás já abrilhantaram o evento na cidade, bem como diversas bandas show de consagração regional no sul de Minas e na região bragantina.

 

A Festa do Carreteiro foi idealizada em 1994 pela Srª Dirce Lopes (ex-vice-prefeita) e em 2010 chegou à edição de nº 15 depois de um hiato de 3 anos e atingiu seus propósitos.

 

Já o carnaval de rua e a Junifest são festas públicas promovidas pela Prefeitura Municipal através das secretaria de esportes/cultura/lazer/turismo e a de educação. Foram idealizações (projetos) do servidor público Marcelo Guido quando ingressou no quadro da Prefeitura de Itapeva/MG em 2003. Esses dois eventos são os principais dentre os organizados pelo Poder Público.

 

Destaca-se que, em 2016, o carnaval de rua chegou à 14ª edição; enquanto que a JUNIFEST completa 13 eventos, sendo realizada desde 2015 na Praça São Sebastião.

 

ITAPEVA COUNTRY FEST/ITAPEVA COUNTRY FEST: Ressurge o rodeio!

 

Itapeva por ser um município com fortes raízes agropecuárias, sempre se orgulhou de seu rodeio. O evento era tradicional e tinha muitas atrações e público, até que um acidente em 1996 interrompeu a escalada de sucesso da festa.

 

Aconteram duas tentativas infrutíferas de se reativar o evento nos anos de 2003 e 2004.

 

Em 2010, a Prefeitura trouxe a ideia de volta à ação e constituiu uma comissão com vinte elementos que cederam, juntamente com população e poder público totais subsídios para o locutor e promotor de eventos Ricardo Teixeira (Teixeirinha) realizasse o evento. A festa aconteceu entre 8 e 11 de outubro de 2010, na arena Assulmic e trouxe bons shows regionais e, com isso, atingiu seus propósitos. 

 

Em 2014 a Prefeitura deu apoio para a realização do ITAPEVA COUNTRY FEST que ocorreu na Avenida Leonardo Rossi e contou com shows de Conrado & Aleksandro, Inimigos da HP e Gian e Giovane.