ITAPEVA/MG PARTICIPA DE OFICINA DE MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

braso de itapeva mg
PREGÃO 027/2019 – AMBULÂNCIA – CERTAME EM 03/05/2019 – 09H00
17/04/2019 16:00h
MENSAGEM DE AGRADECIMENTO DO SETOR SOCIAL – VEREADOR HENRIQUE
22/04/2019 19:39h

ITAPEVA/MG PARTICIPA DE OFICINA DE MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

I Oficina do Mapa Brasileiro do Turismo

Na manhã dessa segunda-feira, 22, o Circuito Serras Verdes reuniu os Gestores de Turismo dos municípios associados para a orientação sobre o sistema digital do Mapa Brasileiro de Turismo que finaliza no dia 10 de maio.
O encontro foi realizado no auditório da AMAEC em Córrego do Bom Jesus e dirigido pelo Gestor do Circuito Serras Verdes, Clodoaldo Costa e o consultor, Mario Batista Filho. Itapeva/MG se fez representar através do Gestor de Cultura/Turismo, Pref. Marcelo Guido (Van Lyra).

 

Sobre o Mapa:

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados têm autonomia para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo municípios. A integração cria condições e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos turísticos mais qualificados e competitivos. O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) orienta o desenvolvimento turístico contemplando as regiões e o crescimento dos municípios.

 

Entre outros critérios obrigatórios para integrar o Mapa, o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. A atualização é fundamental para definir o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo em parceria com estados e municípios. O modelo participativo de gestão e desenvolvimento observa características peculiares de cada região turística.22