5ª Conferência Municipal de Assistência Social ocorreu em Itapeva/MG

5ª Conferência Municipal de Assistência Social ocorreu em Itapeva/MG

conferencia 1jpg

conferencia 2

Em 2 de agosto de 2013, às 13h00, na sede da Câmara Municipal dos Vereadores ocorreu a quinta edição da Conferência Municipal de Assistência Social de Itapeva/MG

O evento contou com diversas autoridades municipais (dentre elas a Prefeita Vivi e o Presidente da Câmara Daniel), gestores e  trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS),  representantes de entidades de assistência social,  Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e populares.

O objetivo da conferência foi a realização de debates e avaliação da gestão da Política de Assistência Social para proposição de ações assistenciais para melhoria do índice de vulnerabilidade social, como já vem sendo realizado no CRAS. Ações essas que voltadas a atenção básica com atividades dinâmicas com os grupos de idosos, gestantes e os adolescentes em descumprimento de condicionalidades, e oficinas.

Foi destacado pela Secretária Municipal de Assistência Social, a Srª Maria Elisângela Tavares Bezerra, que os profissionais lotados na Assistência Social vêm executando ações voltadas para os benefícios eventuais de acordo com a Lei Municipal nº1152 de 5 de outubro de 2010, que integram organicamente as garantias do SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL (que se refere a integração á rede de serviços socioassistenciais com vistas ao atendimento das necessidades humanas básicas).

A palestra foi ministrada por Ellerson Pelegrini abordando o tema “A GESTÃO E O FINANCIAMENTO NA EFETIVAÇÃO DO SUAS”.

Após a palestra ocorreram oficinas de trabalhos com os participantes divididos em seis grupos que após deliberações, apresentaram relatórios conclusivos.

Em seguida foram escolhidos os quatro representantes do município para que participem da conferência regional de assistência social.

Por fim, a Secretária Elisângela  agradece e parabeniza o trabalho de cada profissional que atua na área social itapevense (Bolsa Família, CRAS e Núcleo).

Agradece, em especial, a Prefeita Claudia Viveani (Vivi) e o Vice-Prefeito Antonio Lima (Toninho do Chalé) por nunca medirem esforços para fortalecer ainda mais o desenvolvimento social de Itapeva.

E, finalmente, destaca os parceiros que possibilitam essa secretaria municipal de bem atender a população itapevense: Conselho Tutelar, Diretoria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.