ENTREVISTA DA PREFEITA ELEITA DE ITAPEVA/MG, VIVI, AO JORNAL GAZETA DO VALE (Cambuí/MG)

FERRAMENTA
Nota de Pesar (2)
21/11/2012 13:36h
vivi_e_toninho
ENTREVISTA DA PREFEITA ELEITA DE ITAPEVA/MG, VIVI, AO JORNAL GAZETA DA CIDADE (Extrema/MG)
21/11/2012 23:35h

vivi_e_toninho

• A QUE A SENHORA ATRIBUI SUA VITÓRIA NAS ELEIÇÕES EM ITAPEVA/MG?

Atribuo ao povo de Itapeva que nos escolheu e reconheceu o bom mandato realizado, ao Vereador Toninho que será meu Vice-Prefeito, aos 17 candidatos a vereadores de nosso grupo, todos eles, eleitos ou não. Somam-se a isso a credibilidade que nossa chapa passou aos eleitores e ao imenso empenho de todos os colaboradores para que nossa vitória se confirmasse democraticamente nas urnas no dia 7 de Outubro de 2012.

• QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE A SENHORA PERCEBE HOJE EM ITAPEVA E COMO PRETENDE RESOLVÊ-LOS.

O maior problema do município ainda é a limitação financeira-orçamentária. Em 2013 o município terá menos de 20 milhoes de reais de orçamento. Com isso são necessárias doses de austeridade e ousadia para atender os ditames legais, sem deixar de realizar boa parte dos anseios da população. As maiores reclamações em Itapeva são a falta de médicos na saúde e a questão de conservação de estradas rurais; Apesar dos esforços realizados até agora, com as limitações financeiras ficaram pendências nestas três áreas que esperamos sanar, obviamente sem nos descuidarmos das demais áreas da administração pública.

• QUAIS AS METAS PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE.

Prosseguir cumprindo com a Lei que determina investimento do orçamento de 25% para Educação e de 15% para a Saúde. E inovar com ações e focos de investimento que certamente atenderemos as metas estabelecidas no plano de governo para essas duas vitais áreas. Contratação de médicos na saúde e manutenção das políticas que proporcionaram melhores notas no IDEB na educação são os objetivos iniciais.

• A SENHORA JÁ ESCOLHEU OS NOMES QUE IRÃO COMPOR A EQUIPE ADMINISTRATIVA DE SEU GOVERNO?

Em breve divulgarei os nomes dos Secretários e Diretores Municipais, além de toda a equipe de confiança. Espero contar com todos eles, bem como com os demais servidores públicos para que este governo possa atender às expectativas de toda população.

• COMO A SENHORA PRETENDE BUSCAR RECURSOS PARA ITAPEVA/MG?

Como nesta gestão que em quatro anos captou mais de 20 milhões em convênios executados e em execução e que vai nos deixar encaminhados convênios na monta de mais 8 milhões. Deixando bem claro que este valor não significa dinheiro em caixa e sim expectativa de percepção de mais recursos para cumprimento de convênios já estabelecidos e que não puderam ser executados por ocasião do período eleitoral. Outra fonte vai ser a busca incessante de arrecadação (como a busca de empresas para se instalarem no município) e cobranças de dívidas ativas para que o município não fique tão dependente apenas dos repasses governamentais, dadas suas limitações financeiras.

• EM SUA OPINIÃO, COMO ITAPEVA PODE SE BENEFICIAR DO CRESCIMENTO PROGRESSIVO NA ÁREA ECONÔMICA DA CIDADE VIZINHA EXTREMA?

Foi divulgado que Extrema é o 2º pólo de indústrias de Minas e a maior arrecadação de ICMS do sul de Minas. Esse crescimento de Extrema nos ajuda no sentido de haver empresas para que os nossos jovens e adultos trabalhem, mas por outro lado herdamos alguns dilemas como absorver pessoas lá vem trabalhar e que apenas vêm morar aqui em vista de aluguéis mais baixos. Com isso, temos que proporcionar educação, saúde enquanto que os rendimentos desses não ficam no município. Como somos a segunda cidade neste portal sul de Minas e recentemente começamos a receber empresas, além de termos assinados diversos protocolo de intenção de instalação de empresas aqui, acredito que essa deva ser a tônica para os próximos quatro anos. Devemos focar em nossas potencialidades e buscar o crescimento de Itapeva pela geração de renda, minimizando os efeitos colaterais comuns às cidades que iniciam seu processo de industrialização.