ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA PREFEITO DALMIR DANTAS RECEBE NOVOS INSTRUMENTOS.

braso de itapeva mg
TERCEIRA RETIFICAÇÃO DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO N° 001/2014
07/08/2014 03:00h
LUANY VICTORIA
LUANY VICTÓRIA: Beleza e simpatia que ultrapassaram fronteiras
08/08/2014 20:28h

ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA PREFEITO DALMIR DANTAS RECEBE NOVOS INSTRUMENTOS.

foto principal

foto 2jpg

No dia 6 de agosto de 2014, a Escola de Música e Artes recebeu novos instrumentos musicais adquiridos pela Prefeitura de Itapeva/MG. Foram adquiridos um violão Tagima Vegas, um contrabaixo Tagima TB4-4, uma guitarra Memphis MG-32, uma bateria Mapex Prodigy, um amplificador Combo Meteoro FWB20 (para contrabaixo), um prato kit Krest FSET1SP Fusion Set, um amplificador Combo Onerr Krats (para guitarra) entre outros itens.

Estiveram presentes ao ato a Prefeita Claudia Viveani de Moraes Andrade, Vice-Prefeito Antonio José de Lima, Presidente da Câmara Daniel Pereira do Couto, Secretário da Administração Marcelo Guido, Secretária de Educação Maria Aparecida de Melo Silva, Coordenadora Silvia Aarecida de Castro; bem como professores a alunos da escola municipal de música.

Tais aquisições são frutos de crença da Prefeita Cláudia Viveani de Moraes Andrade de que na música crianças e jovens podem desenvolver potencialidades, bem como descobrir dons e vocações. Tais instrumentos foram comprados com recursos advindos do ICMS Critério “Patrimônio Cultural”.

Segundo Sílvia Aparecida de Castro, coordenadora da EMPDD, o novo material auxiliará a ampliar significativamente o número de vagas e, também, enriquecerá o acervo musical itapevense.

O Projeto “Escola Municipal de Música” nasceu no ano de 2006 com o objetivo de ampliar as atividades estudantis dos alunos da rede municipal de ensino assim como possibilitar o acesso à música para toda população.

Através deste projeto, a Diretoria de Cultura/Turismo e a Secretaria de Educação atendem ,em média, 170 alunos matriculados na escola. São oferecidos cursos individuais de violão, flauta doce, teclado, piano, bateria, teclado e contrabaixo. No aspecto coletivo há cursos de teoria musical, percepção musical e prática de conjunto.

Para a iniciação musical das crianças, o curso de musicalização é ministrado para crianças de 4 a 7 anos, preparando-as para futura escolha e trabalho com instrumentos. Existe, ainda, curso para crianças com idade entre 2 a 4 anos, sensibilizando-os e respeitando-se o interesse e gosto pelo “fazer música” dos pequeninos.

Há práticas de conjunto como coral infantil, coral jovem, grupo de seresta, cunjuntos populares e música de câmera que completam a formação musical dos alunos com o propósito primordial de integrar as aulas individuais e coletivas com a missão de desenvolver a personalidade musical dos cidadãos.

Os trabalhos mencionados são reconhecidos pela população e culminam em apresentações com sucesso de público e de crítica em eventos como Junifest/Julifest, Festa do Peão, celebração do dia das mães e dos pais, desfile cívico de Sete de Setembro, Cantata de Natal, entre outros eventos.