ITAPEVA/MG COMPÕE NOVAMENTE O MAPA FEDERAL DE TURISMO.

VEM AÍ O 1º FESTIVAL DE MUSICA GOSPEL DE ITAPEVA MG. VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA!
13/09/2019 10:41h
CONVITE: EVENTO – APAE
16/09/2019 08:48h

ITAPEVA/MG COMPÕE NOVAMENTE O MAPA FEDERAL DE TURISMO.

Itapeva/MG, pertencente ao CIRCUITO TURÍSTICO SERRAS VERDES DE MINAS GERAIS, é uma das 2.694 cidades da 333 regiões turísticas que foram validadas pelo Ministério do Turismo e compõem o MAPA FEDERAL DE TURISMO.

O Ministério do Turismo divulgou em 26/08/2019, no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2021. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma:
1. orçamento próprio destinado ao turismo
2. possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

São 5 variáveis objetivas diretamente relacionadas à economia do turismo:
1. Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – RAIS 2017
2. Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – RAIS 2017
3. Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – Pesquisa de Demanda Doméstica 2012 –MTur/FIPE
4. Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – Pesquisa de Demanda Internacional 2017 –MTur/FIPE
5. Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – Secretaria de Receita Federal – Ministério da Economia

Por categorias as cidades da região estão dispostas da seguinte forma:
CATEGORIA A = –
CATEGORIA B = Camanducaia.
CATEGORIA C = Bueno Brandão, Extrema e Gonçalves.
CATEGORIA D = Cachoeira de Minas, Cambuí, Conceição dos Ouros, Congonhal, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Itapeva, Paraisópolis, Sapucaí Mirim e Toledo.
CATEGORIA E = Bom Repouso, Consolação, Munhoz, Senador Amaral e Tocos do Moji.