NOTA OFICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE – COVID-19

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE – COVID-19

AÇÕES DO SETOR DE SAÚDE

PARA COMBATE AO COVID-19

Desde o início da pandemia, o Município de Itapeva/MG vem trabalhando intensamente com medidas de prevenção baseadas nas orientações e protocolos da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a polícia militar e outras secretarias do município, por meios de seus colaboradores vem oferecendo, desde então, orientações de prevenção e cuidados porta a porta através dos agentes comunitárias de saúde, além de orientações nas mídias sociais e por veículo de som.

Foram realizadas, em diversas oportunidades, barreiras sanitárias orientativas na entrada do município, bem como foram distribuídas cerca de 10 mil máscaras, que são de uso obrigatório em todo o território municipal para a população iniciando pela população de maior risco ou vulnerabilidade. Além disso são realizados, conforme necessidade, mutirões de orientação e distribuição de máscaras nos locais onde há surgimento ou aumento de casos suspeitos/confirmados.

Os decretos municipais já elaborados e executados desde o início da pandemia contribuem significativamente com o enrijecimento das medidas que visam diminuir a circulação da população e a organização do comércio e atividades econômicas locais de maneira a garantir medidas sanitárias adequadas e o distanciamento social.

São feitas buscas ativas de pacientes com sintomas gripais durante as visitas peridomiciliares e também nos prontuários de todas as unidades para garantir atendimento oportuno e precoce às pessoas com síndrome gripal e seus contatos.

É realizado por profissionais de saúde o monitoramento de todos os pacientes suspeitos, em isolamento domiciliar, de seus contatos domiciliares e contatos próximos por 14 dias com o intuito de atender precocemente àqueles que apresentarem sintomas ou piora dos sintomas. Em período oportuno todos os suspeitos e seus contatos domiciliares/próximos são testados pelas equipes de saúde.

Além dos testes são realizados, conforme quadro clínico, outros exames laboratoriais, tomografias computadorizadas, além dos exames preconizados pela Secretaria Estadual de Saúde que são enviados para a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.

Foram adquiridos 02 respiradores, 03 monitores de parâmetros vitais, 700 testes rápidos, foram recebidos testes rápidos da Secretaria Estadual de Saúde, além de equipamentos de proteção individual para os colaboradores (óculos, máscara, protetores faciais, capotes impermeáveis, gorros, etc).

Para melhor atender a população, foi ampliado até às 22h o horário de atendimento da UBS Ápio Cardoso e os colaboradores foram capacitados para atendimento de casos suspeitos e para emergências relacionadas à doença.

Até a presente data o município tem 63 casos positivos de COVID-19, incluindo-se, infelizmente, 05 óbitos. Destes, 04 óbitos foram de pacientes idosos portadores de comorbidades graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, sequela de AVC, hipertensão, diabetes), sendo apenas 01 paciente jovem sem informações de doenças crônicas. Todos foram recebidos em unidade de terapia intensiva (UTI) para tratamento.

Ressaltando que, embora o município não possua hospital, os pacientes têm atendimento na rede hospitalar, conforme fluxo estabelecido entre os municípios da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre à qual Itapeva pertence. Cumpre reiterar que a decisão final acerca de confirmação ou não de casos e de óbitos, em casos de conflitos de exames, cabe à Secretaria de Estado de Saúde (Belo Horizonte).

A Secretaria Municipal de Saúde está empenhando todos os esforços possíveis no combate à doença e está pronta para atender e orientar os pacientes buscando melhorias diariamente para a saúde de toda a população. Contudo, faz-se extremante importante que toda a população faça a sua parte no que diz respeito às medidas de higiene e de distanciamento/isolamento social.

Fique em casa sempre que possível, evite aglomerações, não faça ou receba visitas, lave as mãos frequentemente, cuide da higiene do ambiente e dos produtos adquiridos, procure atendimento médico assim perceber sintomas gripais. Cuide-se e cuide daqueles que são parte da população de risco.