ELEITORES DE ITAPEVA VOTARÃO COM BIOMETRIA. O SISTEMA FOI IMPLANTADO COM SUCESSO JÁ NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

04 festcar 2014
FEST CAR 2014: 26 e 27 de Abril de 2014
24/03/2014 12:15h
PORTARIA 18 DE 25/03/2014
26/03/2014 03:00h

FONTE:

Os cidadãos de Itapeva que forem às urnas em 5 de outubro para votar em seus candidatos para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual vão se utilizar pela segunda vez da nova tecnologia que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A biometria, que está em terceira fase de instalação, garante mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar.

De acordo com o analista judiciário Benedito Rodrigues Nunes, do Cartório da 058ª Zona Eleitoral, que atende Camanducaia e Itapeva, o cadastramento biométrico já foi efetivado em Itapeva. Para Camanducaia, ainda não há previsão de quando o cadastramento ocorrerá.

“A diferença ocorre na identificação do eleitor, que, embora possa demorar um pouco mais, torna-se mais segura. O objetivo não é agilizar o processo, mas torná-lo mais seguro. Embora novidade, não tivemos problemas com o equipamento, nem reclamações por parte de eleitores e candidatos”, disse Benedito. Itapeva conta, atualmente, com 6.199 eleitores inscritos.

“Pretende-se que a identificação biométrica, ou seja, pela digital e foto do eleitor, venha a impossibilitar fraudes, visando ao cumprimento do princípio democrático da igualdade: um eleitor, um voto”, falou o analista judiciário.

Minas Gerais começou com o recadastramento biométrico em 2009. As duas primeiras fases somaram 21 municípios mineiros votando, e mais de 70 mil eleitores foram recadastrados e votaram pelo sistema biométrico de identificação nas Eleições 2012, inclusive Itapeva/MG.

Em Minas Gerais, 26 cidades vão usar urnas biométricas. O estado não terá recadastramento biométrico em 2014. Nas Eleições 2014, quase 500 mil eleitores mineiros votarão em urnas biométricas. No Brasil, de acordo com o TSE, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais este ano.