Projeto “Semeando Água” promove Encontro Participativo em Itapeva-MG

POP VIGILANCIA 04.02.2015
AVISO VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA II: POP (Procedimento Operacional Padrão)
07/02/2015 16:17h
carnaval 2015 2
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEVA/MG realizou o 13º Carnaval de Rua
18/02/2015 03:00h

Projeto “Semeando Água” promove Encontro Participativo em Itapeva-MG

ambiental 2015

Patrocinado pela Petrobras, projeto é desenvolvido no Sistema Cantareira com objetivo de conservar os recursos hídricos

ambiental 2015

Na última sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, o projeto “Semeando Água” em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapeva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu o Encontro Participativo no bairro dos Ferreiras em Itapeva-MG. O evento contou com a presença de proprietários rurais que participaram ativamente do momento, questionando e compartilhando experiências da região e foi prestigiado pelo Vice-Prefeito Antonio José de Lima (Toninho do Chalé).

A Educadora Ambiental, Andrea Pupo, apresentou as ações realizadas no município e explicou as principais características do Sistema Cantareira e sua importância biológica. “O Cantareira não é apenas água, existe todo um ecossistema ali formado por floresta e espécies de animais e plantas, inclusive com algum grau de ameaça de extinção.”, diz ela.

O Encontro contou a participação de um dos proprietários parceiros do projeto, o senhor Dorival da Rosa, que abriu as porteiras do seu sítio para a implantação do Manejo Ecológico de Pastagem e para a restauração florestal em áreas prioritárias. “É visível a mudança no pasto e no meu gado. Além dos animais estarem engordando eu estou ajudando com a questão da água em minha propriedade”, comenta Dorival.

A propriedade do senhor Dorival é uma das seis unidades demonstrativas do projeto, com objetivo de se tornar “vitrine” e disseminadora de práticas mais sustentáveis de utilização de uso do solo e da importância das Áreas de Preservação Permanente- APPs para a conservação da água que abastece o Sistema Cantareira.

Outras iniciativas

Na ocasião o coordenador do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Sidney José da Rosa, apresentou outras iniciativas que serão implantadas no município como: o Cadastro Ambiental Rural – CAR, uma parceria entre a Prefeitura e o Comitê PCJ e a implantação de projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais- PSA.

“O evento foi bastante oportuno e proveitoso, uma vez que a questão hídrica em nossa região está sendo bastante debatida em virtude da estiagem que vivenciamos nos últimos meses. E, esse tipo de parceria que viabilizam ações ligadas aos recursos hídricos resultará na conservação e manutenção desse bem tão precioso para todos nós!” comenta Sidney.

A iniciativa do Encontro Participativo está prevista nas atividades de educação ambiental do “Semeando Água” e tem como objetivo disseminar as informações do projeto e a importância de conservar os recursos hídricos e a biodiversidade da região, que compõe o Sistema Cantareira.

Sobre o projeto

A fragmentação florestal causa a perda de muitos serviços ecossistêmicos, como a provisão da água. Para reverter esses processos que são globais, o IPÊ-Instituto de Pesquisas Ecológicas, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve o projeto “Semeando Água” em oito municípios que abrangem o Sistema Cantareira de abastecimento. São eles: Piracaia (SP), Joanópolis (SP), Mairiporã (SP), Nazaré Paulista (SP), Bragança Paulista (SP), Vargem (SP), Extrema (MG) e Itapeva (MG).

Nesses municípios, os pesquisadores do projeto influenciam os proprietários rurais parceiros a adotarem práticas sustentáveis de uso do solo e recompõe a floresta que foi suprimida. Além disso, o projeto envolve, por meio da educação ambiental, a comunidade como um todo em suas ações.

Essas ações são particularmente importantes de serem realizadas na região do Sistema Cantareira, responsável por abastecer mais de 14 milhões de pessoas. Além disso, o sistema está inserido em uma importante área de Mata Atlântica que abriga muitas espécies ameaçadas de extinção e conecta dois maciços florestais, as Serras da Cantareira e da Mantiqueira. Tais áreas, entretanto, sofrem grande pressão em seu entorno, com a ocupação do solo inadequada em muitos casos: 59% do total são áreas antropizadas, geralmente pastagens degradadas, sendo que 47% das APPs – Áreas de Preservação Permanente estão inadequadas, ou seja, ou são pastos, plantações de eucalipto ou outros usos, que impactam a qualidade e quantidade de água.