PROJETOS EM PRÁTICA VALORIZAM PROFESSORES EM ITAPEVA/MG

17/10/2015 03:00h

PROJETOS EM PRÁTICA VALORIZAM PROFESSORES EM ITAPEVA/MG

CONFRATERNIZAO DOS PROFESSORES

A Prefeitura de Itapeva/MG adotou na atual gestão um novo plano de valorização dos educadores que atuam na rede municipal de ensino.

“Adotamos medidas que proporcionem carreiras atrativas, valorizadas, mas de forma responsável, respeitando as previsões orçamentárias e levando em conta o impacto futuro da medida. A valorização do professor é o caminho para melhorar a educação em Itapeva, que deste o início de meu governo busco meios para elevar a autoestima dos docentes, e com isso dar uma educação de qualidade as crianças e jovens do município.” – disse a prefeita Cláudia Viveani de Moraes Andrade.

Reconhecimento:

“O plano de valorização foi formulado para reconhecer o profissional da educação infantil e fundamental, considerando sua formação e a qualidade do trabalho desenvolvido.” – destaca a Secretária de Educação, Maria Aparecida de Melo Silva (Cidinha).

Conheça o Plano de Valorização:

1) O cumprimento do pagamento do piso nacional ao corpo docente é uma dessas iniciativas, que já vem colhendo frutos. A prova disso foi a evolução das notas das escolas municipais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

2) Aplicação da Lei do 1/3 (Lei Complementar 026/2015) que estabelece a jornada de trabalho do professor de educação infantil e professor PNM em 30 (trinta) horas semanais e Professor PLF em 24 horas semanais. Ou seja, 20 horas em sala de aula e 10 horas em atividades extracurriculares para professores de educação infantil e Professor PNM e 16 horas em sala de aula e 08 horas em atividades extracurriculares para professor PLF.

3) Outra significativa conquista da classe docente foi a gratificação de  R$ 100,00 por mês a título de incentivo à produtividade (Leis 1252/2013 e 1277/2014).

Outras medidas:

Além da reformulação do plano de carreiras do magistério que se encontra em andamento, faz parte do pacote de valorização do ensino capacitações, consultorias pedagógicas, investimento em material didático (através do sistema apostilado de ensino).

As infraestruturas do centro municipal de educação infantil e das três escolas também receberam melhorias, incluindo adequações de espaço físico, aquisição de mobiliário e de equipamentos em geral, bem como alinhamento curricular entre outras ações efetivas.

A proposta de transformação da carreira de educador em Itapeva/MG garantiu também o pagamento dos educadores em dia, transporte dos profissionais da educação para trabalharem nas escolas distritais e a recente contratação de uma coordenadora pedagógica.

O resultado prático dessas medidas conjuntas foi enfatizado pelo vice-prefeito, Antônio José de Lima que frisou que a qualidade do ensino público deve ser a meta primordial para que haja a correta formação de cidadãos bem-sucedidos, conscientes e participativos.