Saneamento: Itapeva/MG recebe Plano que beneficiará cerca de 10 mil pessoas

17/06/2016 16:00h
23/06/2016 17:23h

Saneamento: Itapeva/MG recebe Plano que beneficiará cerca de 10 mil pessoas

Vinte e quatro cidades da região das Bacias PCJ, entre elas Itapeva/MG, receberão, no dia 24 de junho de 2016, Planos Municipais de Saneamento Básico e Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, custeados pela Fundação Agência das Bacias PCJ.

A entrega ocorrerá durante reunião plenária dos Comitês PCJ, no Portal dos Sonhos, em Extrema, às 10h.

Os municípios foram distribuídos em quatro lotes. Os três primeiros, cujo investimento foi de R$ 1.765.215,50, englobam as cidades:

LOTE 1: Rafard, Elias Fausto, Jaguariúna, Charqueada, Louveira e Jarinu.

LOTE 2: Valinhos, Morungaba, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Vargem e Joanópolis.

LOTE 3:  Pedra Bela, Ipeúna, Saltinho, Toledo, Tuiuti e Bragança Paulista.

Já o LOTE 4 será formado por Itatiba, Pinhalzinho, Extrema, Itapeva, Camanducaia e Sapucaí-Mirim, com investimento de R$ 611.020,87.

Cumpre ressaltar que, nos dois valores de investimentos, já estão incluídos o termo aditivo que acrescentou a elaboração do estudo gravimétrico dos resíduos sólidos.

Com abordagem em quatro componentes:  água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de água pluvial e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos domiciliares, os Planos funcionam, de acordo com a coordenadora de projetos da Agência das Bacias PCJ Elaine Franco, como ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável do município. “Os Planos estabelecem as diretrizes no horizonte de 20 anos. Esse planejamento permite que as cidades identifiquem problemas, diagnostiquem demandas de expansão e delimitem as metas, objetivando o atendimento da população com qualidade” – completa.