INFORME: situação do município sobre dengue, chikungunya e zika vírus

10/01/2016 03:00h
16/01/2016 03:00h

INFORME: situação do município sobre dengue, chikungunya e zika vírus

Quanto aos questionamentos sobre a situação do município sobre dengue, chikungunya e zika vírus, como o 2016 acaba de começar, temos poucos casos em investigação, nenhum ainda confirmado. São dois casos em investigação até o momento.

Em 2015 tivemos 54 casos suspeitos, sendo 18 confirmados, nenhum caso confirmado era autóctone, ou seja, ninguém adquiriu a doença no município. Todos os casos foram importados de outras cidades.

No que diz respeito às ações desenvolvidas, como em outros municípios da região, foi criado um Plano Municipal de Contingência para prevenção e controle destas doenças.

Entre as ações que constam neste plano, as ações já realizadas estão ações de mobilização social, controle vetorial, vigilância epidemiológica e assistência.

São realizadas capacitações periódicas com as equipes de atenção primária, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde(ACS), para intervenção direta nas residências e eliminação dos criadouros do mosquito vetor das doenças. Este trabalho de campo tem sido realizado pelos ACS em parceria com os Agentes Comunitários de Endemias(ACE) intensificando as visitas domiciliares e otimizando a eliminação do vetor.

São divulgadas informações sobre controle do Aedes aegypti nas redes sociais, site oficial do município, jornais, igrejas para maior conscientização e mobilização social.

Estão sendo realizadas parcerias com o setor privado, como laboratórios de análises clínicas e imobiliárias, por exemplo, para que haja notificação e investigação precoce de casos suspeitos e parceria para eliminação de possíveis focos.

Existe também a articulação com outros setores públicos como o setor de educação, obras, de fiscalização e tributos, atuando desde a divulgação de informações, até trabalhos de limpeza e notificação de irregularidades e aplicação de multas conforme legislação municipal.

Houve incremento na aquisição de materiais e insumos para melhor estruturação das equipes para o controle do mosquito e a prevenção das doenças e, também, para assistência dos casos suspeitos.

A Secretaria Municipal de Saúde(SMS) está empenhada no combate ao mosquito transmissor seguindo as orientações da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre e os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.

Contudo é de extrema importância que toda a população esteja atenta e dispense ao menos 10 minutos da sua semana, conforme material e orientações que vem sendo dispensadas pelos agentes de saúde, para a eliminação de possíveis criadouros de suas residências e quintais e denuncie irregularidades que possam permitir a proliferação do Aedes Aegypti.

A SMS está à disposição para acolher denúncias, sanar dúvidas e atender a pacientes com sintomas da doença.

Seguem os telefone de contato e endereços para dúvidas e denúncias:

Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica/ Controle de Endemias

Endereço: Rua Tobias de Andrade, 230