Itapeva e outras cidades recebem Planos Municipais de Saneamento e resíduos sólidos

CONVOCAÇÃO – AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE: Marcela Mota Nunes
24/06/2016 18:24h
29/06/2016 17:14h

site-pcj-hoje-orsm

site-comite-pcj-ORSM

IMG 1010

Mais de 100 pessoas compareceram na 17ª reunião ordinária dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) que aconteceu na última sexta-feira, 24, em Extrema. Na reunião, gestores de 24 cidades da região receberam os Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que serão custeados pela Fundação Agência das Bacias PCJ.

A Prefeita Claudia Viveani (Vivi) representou Itapeva que foi uma das beneficiadas. “O plano recebido servirá de base para que possamos identificar problemas e traçar metas de crescimento sustentável, para que os recursos naturais sejam administrados com eficácia e a população seja sempre atendida com serviços de água, esgoto, limpeza urbana etc”, comenta a prefeita.

Os planos possuem abordagem em quatro componentes (água/esgotamento sanitário/drenagem e manejo de água pluvial/limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos domiciliares) e funcionam como ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável do município. “Os Planos estabelecem as diretrizes no horizonte de 20 anos. Esse planejamento permite que as cidades identifiquem problemas, diagnostiquem demandas de expansão e delimitem as metas, objetivando o atendimento da população com qualidade”, explicou a coordenadora de projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco.

Os municípios foram divididos em quatro lotes para receber os recursos, sendo que os três primeiros, cujo investimento foi de R$ 1.765.215,50, englobam as cidades: Rafard, Elias Fausto, Jaguariúna, Charqueada, Louveira e Jarinu (lote 1); Valinhos, Morungaba, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Vargem e Joanópolis (lote 2); e Pedra Bela, Ipeúna, Saltinho, Toledo, Tuiuti e Bragança Paulista (lote 3). O lote 4, com investimento de R$ 611.020,87, foi composto pelos municípios de Itatiba, Pinhalzinho, Extrema, Itapeva, Camanducaia e Sapucaí-Mirim.

Bacias PCJ

A Bacia PCJ é composta pelo município de Itapeva e mais 66 cidades do Estado de São Paulo e de Minas Gerais, onde se situam as nascentes dos rios Jaguari e Atibaia, formadores do Rio Piracicaba. Com cerca de cinco milhões de habitantes, a região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é considerada uma das mais importantes do Brasil devido ao seu desenvolvimento econômico, que representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Além disso, a região das bacias PCJ possui quatro grandes domínios em relação a aspectos geológicos, são eles: embasamento cristalino, rochas sedimentares e efusivas e as coberturas sedimentares. Os principais cursos de água da área apresentam, basicamente, escoamentos no sentido leste/oeste, segundo consta no Plano de Bacias PCJ 2004-2007.