VIVI FALA AO JORNAL GAZETA (Extrema) SOBRE SUAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES COMO PREFEITA

Aviso de Licitação 4
25/01/2013 03:00h
DSC08332
Município de Itapeva/MG segue procedendo a manutenção e conservação em estradas vicinais.
25/01/2013 18:55h

vivi e toninho

DSC08331

1)COMO A SENHORA ENCONTROU A PREFEITURA DE ITAPEVA? HÁ VERBA NOS COFRES?

Como a maioria das prefeituras brasileiras, a de Itapeva/MG conta com poucos recursos atualmente, até por conta da diminuição de repasses de FPM e de ICMS e por conta também dos esforços da Administração passada em saldar dívidas para efeitos de fechamentos, por conta das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A situação financeira não anda confortável, mas não chega a ser desesperadora como vem sendo noticiadas as situações de diversas prefeituras do sul de Minas.

Estamos encontrando dificuldades em relação à continuidade dos convênios já firmados anteriormente e para firmar novos convênios, isso em face de irregularidades quanto às certidões junto à Receita Federal por conta de débitos existentes. Contudo estamos tomando todas as providências cabíveis para regularizações.

2)QUAIS AS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS QUE PRETENDE TOMAR?

Em relação às estradas rurais, encontramos o município em estado de necessidade de manutenção e conservação; sendo que estamos tomando providências para melhorias dentro dos limites financeiros. O maquinário já está a todo vapor e já adquirimos cascalho/bica corrida e, assim, algumas estradas já se encontram em boas condições de tráfego.

No final de 2012, foi lançado edital para realização de concurso público em março corrente. Contudo, em respeito aos anseios dos servidores públicos e por conta de necessidade de adaptações de cargos existentes e os criados, estamos cancelando o concurso cujas inscrições começariam em 28/01/2013, tendo em vista a urgente necessidade de reforma administrativa para, que com isso, melhor possamos atender à população.

3)NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, A SENHORA TEM PLANEJAMENTOS ESPECÍFICOS?

Como dito no final de 2012, a meta é cumprir o plano de governo em todas as áreas, incluindo educação e saúde, tomando medidas que melhorem ainda mais os índices de satisfação popular e atendam aos requisitos solicitados pelos órgãos controladores competentes. Ao longo do ano, serão divulgadas as ações em cada uma dessas áreas.

Quanto à educação, a prioridade inicial é a construção de mais creches e de uma escola, inclusive já temos local para a construção dessa unidade educacional.

Quanto à saúde, visamos a 2ª Conferência Municipal de Saúde com a humanização e acolhimento da população seguindo as doutrinas do SUS: universalidade, equidade e integralidade. Além disso, já promovemos a reestruturação das Estratégias da Saúde da Família, o que em muito vai atender às necessidades da população no que se refere à saúde pública.

4)JÁ NOMEOU SECRETÁRIOS? QUEM SÃO?

Mantivemos parte do secretariado e diretoria da gestão anterior, sendo que já ocorreram as seguintes nomeações:

• Secretária de Educação: Maria Aparecida de Melo Silva
  • Secretário de Saúde: Cláudio Alberto dos Santos
  • Secretário de Obras: Renato Pereira
  • Secretário de Esportes/Lazer: Rodrigo José de Oliveira
  • Secretária de Assistência Social: Maria Elisangela Tavares Bezerra

Estaremos procedendo novas nomeações de secretários, diretores e outros cargos conforme às necessidades administrativas, sempre em conformidade com as legislações.

5)O MUNICÍPIO TEM PLANEJAMENTO PARA FESTAS, COMO CARNAVAL?

Sim. Daremos, através da Diretoria de Cultura/Turismo e Secretaria de Esportes/Lazer, ênfase aos eventos, trabalhando com a máxima qualidade dentro das nossas limitações.  O carnaval de rua deste ano terá a presença de uma banda que já se apresentou em um carnaval movimentado e causou ótima impressão.

Além disso haverá blocos carnavalescos que terão incentivos do Município para que o evento seja feito com a melhor qualidade, mantendo sua característica de ser o “verdadeiro carnaval da família”.

Também já estamos programando as demais festas de 2013, sem nos esquecermos de apoiar a Festa de São Sebastião outros eventos de relevância.;