AVISO DE LICITAÇÃO 47
24/01/2014 03:00h
AVISO DE LICITAÇÃO 48
31/01/2014 03:00h

A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA

REGINALDO GODOI

REGINALDO GODOI

 

A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA

Reginaldo Godoi (Consultor Ambiental – Itapeva/MG)

 

 

É inegável que sem esse rico líquido não existiríamos, pois ele é essencial para a vida. O nosso corpo é constituído por mais de 70% de água, por isso é indispensável para a vida celular, inclusive as outras formas de vida.

O nosso planeta é formado em grande parte por água, sendo que deste montante não chega nem a 2% a quantidade de água doce -a potável- que é essencial para o nosso consumo e sobrevivência.

O mais triste é que grande parte da água tratada é desperdiçadas de forma absurda e isso aumenta a cada dia que passa, pois grande parte das pessoas que tem água com certa abundância não tem o mínimo de consciência que um dia ela possa acabar. Só quem sofre com a falta dela é que dá valor ou uma pequena parcela da população que sabe usá-la de forma inteligente ou sustentável.

Estima-se que mais de um bilhão de pessoas já não disponham de água suficiente para suas necessidades básicas, inclusive não tem água nem para beber. É bem provável que A Terceira Guerra Mundial seja pela água, prosseguindo-se esse cenário.
               Por isso, muitos por aí estão de olho na nossa Amazônia, porque ela tem uma das maiores bacias hidrográfica do mundo e infelizmente essa região sofre de descaso das autoridades e é vítima da biopirataria. 

Indo mais a fundo, hoje em dia está acontecendo um caso bem esperado, que é o  tráfico de água aqui ( roubam a água da Amazônia e vendem no exterior), isso porque sai pela metade do custo da dessalinização, então o roubo de água tornou-se atraente no comércio com países carentes de água potável.

Então prezados amigos, vocês não acham que está na hora de começarmos a dar um pouco mais de valor em nosso bem mais estimável? Pois, dia a dia, estamos nos deparando com situações incomuns quando o fator é a água, a escassez está aumentando dia a dia e a intensidade de chuva já não é mais a mesma de antes.