CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE PROSSEGUE

CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE PROSSEGUE

10 MINUTOS - 2016

MOSQUITO

Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer.

Em água limpa e parada, o mosquito da dengue se desenvolve em até 5 dias. Rápido, né? Mas isso também significa que esse tempo cabe dentro da sua semana. Então, que tal reservar um dia para combater esse mosquito que, além de dengue, agora transmite chikungunya e zika?

Elimine os focos do mosquito da sua casa. Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer. #combataomosquito

NA SUA CASA CHEQUE SEMANALMENTE OS LOCAIS ABAIXO. É ONDE A FÊMEA DO MOSQUITO GOSTA DE COLOCAR SEUS OVOS.

ü    Tampe os tonéis, galões, tambores e caixas-d’àgua.

ü    Mantenha as calhas sempre limpas.

ü    Deixe garrafas e baldes sempre virados.

ü    Mantenha​ ​a lixeira bem fechada.

ü    Limpe as bandeja de geladeiras e aparelhos de ar condicionado.

ü    Limpe e instale telas nos ralos.

ü    Mantenha os vasos de plantas sem pratinhos.

ü    Não deixe acumular água em bromélias e outras plantas.

ü    Feche vasos sanitários que não são usados frequentemente.

ü    Cubra e seque pneus que não são utilizados.

ü    Estique as lonas de cobertura para não formar poças de água.

ü    Trate a água das piscinas.

ü    Descarte corretamente o lixo em sacos plásticos bem fechados.

ATENÇÃO PARA OS SINTOMAS:

ü  FEBRE (acompanhada de, pelo menos 02 dois sintomas abaixo)

ü  COCEIRA

ü  DOR DE CABEÇA

ü  DOR ATRÁS DOS OLHOS

ü  DOR NO CORPO E NAS JUNTAS

ü  MANCHAS VERMELHAS PELO CORPO

Ao observar o aparecimento destes sintomas, vá imediatamente a uma unidade de saúde da família. Caso já tenha sido diagnosticado e apresente dor abdominal ou vômito, retorne imediatamente à unidade de saúde, pode ser a forma grave das doenças. Dengue pode matar.

Cada cidadão reservar 10 minutos da sua semana para combater o mosquito removendo todos os reservatórios que possam acumular água nas residência, quintais e terrenos. O período para o pico dos casos suspeitos está muito próximo, as medidas de combate ao mosquito não podem parar e amanhã é sábado – e como diz a campanha do MS: “sábado é o dia da faxina”.

Prosseguem as ações de combate também pelos agentes de saúde da Prefeitutura Municipal de Itapeva/MG (Rua Tobias de Andrade, 230 em Itapeva/MG e no Bairro Sertão Grande).

Qualquer situação, entrar em contato indo diretamente aos postos de saúde ou utilizando-se dos telefones (35) 3434-1882/1676/2190.

banner blg

deng-chik-zika