Com estiagem, moradores dividem água com gado

foto matria - gomirde
SELEÇÃO DE FUTSAL DE ITAPEVA vence torneio de futsal em Toledo/MG
10/02/2014 03:00h
trans oliva
Municípios de Cambuí e Itapeva/MG realizam visita conjunta à empresa em busca de solução para o fim dos lixões
14/02/2014 03:00h

Com estiagem, moradores dividem água com gado

ESTIAGEM

Falta de chuva obriga famílias da zona rural a procurar por alternativas. Nível do Rio Camanducaia está um metro e meio abaixo do normal.

 

ESTIAGEM

 

A falta de chuva tem levado moradores da zona rural de Itapeva (MG) a ter que dividir a água de uma mina com o gado. Isso porque o nível do Rio Camanducaia, que corta o município, está um metro e meio abaixo do normal e com o volume 50% menor.

O produtor rural Braz Maciel cria gado e por causa da estiagem precisou fazer algumas mudanças. Antes, a caixa onde cai a água da mina era só para os animais, mas agora é a família que consome. “Foi o jeito que nós encontramos. Dividir para ninguém ficar sem”, explica.

Os moradores da zona rural não contam com uma rede de água e esgoto e, por isso, a água é captada em poços, só que muitos estão secos por causa da falta de chuva. A única saída encontrada pelos moradores é a caixa d’água, que também precisa ser abastecida por um caminhão-pipa.

O problema já atingiu outras regiões. O Rio Camanducaia corta os municípios de Itapeva e Extrema (MG), onde se junta ao Rio Jaguari. No Estado de São Paulo, o Jaguari se encontra com o Atibaia e forma o rio Piracicaba, que integra o sistema Cantareira, responsável por 50% do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

 

FONTE: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/02/com-estiagem-moradores-dividem-agua-com-gado-em-itapeva-mg.html?fb_action_ids=585442041546785&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B259249534243265%5D&action_type_map=%5B%22og.recommends%22%5D&action_ref_map=%5B%5D