braso de itapeva mg
Prefeitura encaminha projeto de lei e Câmara aprova reposição inflacionária aos servidores em 5,91%
14/02/2014 18:26h
PÁGINA OFICIAL DO 51º ANIVERSÁRIO/12º CARNAVAL DE RUA DE ITAPEVA/MG
14/02/2014 18:47h

ECONOMIA DE ÁGUA COMEÇA DENTRO DE CASA

ref hid casa

Segundo pesquisas feitas em diversas localidades do mundo, pode se diagnosticar que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.
No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Ou seja, gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais.
Diante disso podemos priorizar algumas dicas de como economizar água e dinheiro – sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas e o melhor economizando nosso maior bem.

NO BANHEIRO

HORA DO BANHO

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

AO ESCOVAR OS DENTES

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

Poderíamos falar em diversos meios para economizar água, só que não é esse o propósito e sim mostrar que se cada um de nós começarmos a pensar de uma forma mais sustentável e ecológica NÓS podemos sim fazer toda a DIFERENÇA.

ESTÁ NA HORA DE RECICLARMOS, REUTILIZARMOS E REIVENTARMOS para que tenhamos um planeta mais limpo e sustentável para nossas FUTURAS gerações.

Reginaldo Godoi (Consultor Ambiental – Itapeva/MG)