luany abrigo
13/12/2013 03:00h

ENTREVISTA COM A PREFEITA DE ITAPEVA/MG –

vivi

JORNAL GAZETA DA CIDADE (EXTREMA/MG)

Entrevista com a Prefeita de Itapeva/MG

1 – Esta é sua primeira gestão como prefeita. Como encontrou a cidade financeiramente?

Como muitas cidades brasileiras, por conta do momento econômico que atravessamos, encontramos a cidade com poucos recursos. Mas isso não impediu que déssemos sequências nas ações necessárias para o bom andamento do município.

2 – Ao longo deste quase um ano, o que tem feito para melhorar a educação?

Mantivemos o ensino apostilado para as séries finais do ensino fundamental. Investimos nos mais diversos campos do setor educacional de modo a proporcionar a estrutura necessária para que o padrão se eleve. Estamos finalizando a ampliação do prédio da Escola Municipal Edu Valentim Vilaça (em Areias), adquirimos toldos para colocação na Escola Municipal Dirce Monteiro Lopes e no Centro de Educação Infantil Santa Terezinha. Falando nisso, logo mais estaremos entregando à população extensão do próprio centro municipal que irá funcionar na Rua Assis Monteiro, para que possamos atender mais crianças. Incentivamos, dentro das possibilidades, todas as ações para que o ensino possa ser de melhor qualidade possível, buscando valorizar todas as engrenagens que a área exige, passando da merenda escolar até a valorização do professor.

3 – Na saúde, quais investimentos conseguiu? O que melhorou ao longo deste último ano?

Demos início à construção de um prédio para abrigar a Estratégia Saúde da Família que irá funcionar na Rua João XXIII e que irá atender moradores daquelas redondezas e também do bairro Jardim Pôr-do-Sol. Conseguimos equacionar a questão do médicos para atendimento à população, bem como seguimos com as políticas que herdamos no que tange à distribuição de medicamentos pela Farmácia de Minas e quanto ao sistema de mecanismos para o Transporte Fora do Domicílio. Conseguimos mais uma ambulância que se encontra à disposição dos itapevenses. Procuramos incentivar todas as campanhas de profilaxia desenvolvidas pelo setor e buscamos valorizar as equipes de agentes comunitários de saúde. Entendemos que priorizar a  prevenção é a melhor forma de combater os dilemas que são enfrentados pela Saúde Pública.

4 – Na infraestrutura, o que foi feito?

Celebramos diversos convênios para aprimoramentos da infraestrutura. Investimos com muito afinco na manutenção e conservação de estradas rurais, além de termos buscado dar as melhores condições para que o município se desenvolva nesse campo. Em breve vamos colher frutos dos trabalhos iniciados em 2013 com a vinda de maquinários, equipamentos e obras que vão melhorar em muito a qualidade de vida do cidadão itapevense. Iniciamos construção da estação elevatória de água e instalação de rede de esgoto e fossa séptica no Jardim Pôr-do-Sol. Também demos início à construção de quadra poliesportiva no Bairro Jardim Nova Itapeva.

5 – O que o cidadão pode esperar nos próximos três anos de sua administração?

Pode esperar muita luta, dedicação e empenho por parte de todos que compõem a Administração Pública. Seguiremos com o planejamento e o desenvolvimento de ações para que o ano vindouro seja de conquistas e de celebrações para todos nós. Em 2014 a equipe seguirá focada em prestar serviços públicos de qualidade aos itapevenses. O bem comum e o desenvolvimento sustentável são as nossas metas sempre. E é nesse espírito que esta enorme família vem desejar a cada um Feliz Natal e Próspero 2014!