06/09/2013 16:45h
10/09/2013 03:00h

PA120212

PA120212

A Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da nossa História. Foi determinante para que o Brasil não mais fosse uma colônia de exploração.

Durante a Semana da Pátria é compreensível o comportamento saudosista em relação ao período em que os já “brasileiros” à época contestavam pertencer aos domínios de Portugal. Eis, portanto, o ensejo das comemorações são realizadas homenagens aos personagens tidos como principais naquela época e que mais tarde nos presentearam com a Independência.

O dia 7 de setembro data em que o Brasil se tornou livre do domínio da monarquia portuguesa, no ano de 1822 é, indubitavelmente, um dos momentos representativos do país. Por isso deve ser comemorado não apenas como uma festa, mas, sobretudo, como um evento para reflexão sobre os rumos que a nação vem trilhando em sua História.

Precisamos ressignificar e construir símbolos pátrios efetivamente relacionados com a Pátria dos Brasileiros, tão rica e expressivamente diferente. Essa data é uma ocasião propícia para falar sobre cidadania, conhecer nossos direitos e deveres, participar da vida política do nosso país, respeitando as pessoas e suas distintas culturas, cuidando do meio ambiente e abandonando preconceitos e fundamentalismos. Todas essas atitudes fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade, pessoas merecedoras de respeito, afinal Pátria é vida com dignidade”!

Por fim, em Itapeva/MG  a Semana da Pátria, assim não poderia ficar relegada ao esquecimento, pois, a partir dela, reforçam-se nossos valores nacionalistas e nos firmamos como cidadãos, como integrantes de uma diversidade cultural: o povo brasileiro.

As escolas da rede municipal de educação de Itapeva (EM. Dirce Monteiro Lopes/Anexo, EM. Edu Valentim Vilaça, EM. Professor Januário Barbosa, e CMEI Santa Terezinha) não deixaram de observar as comemorações cívicas. Todas visaram o desenvolvimento integral dos alunos, principalmente atitudes como o civismo, trabalhou durante a semana que passou, priorizando temas relevantes sobre a nossa Pátria.

Os projetos envolveram todas as escolas através de grupos de estudos e aulas diversificadas; sendo que os professores trabalharam a cidadania, recordando o passado e estabelecendo diretrizes no presente em que foram pregados os direitos e deveres dos cidadãos, o respeito às pessoas e suas culturas. Foram utilizados os meios tecnológicos para fins de pesquisas diversas.

A culminância do projeto deu-se com apresentações artísticas como dramatizações, confecção de cartazes, recitação de poemas elaborados pelos próprios alunos, músicas e apresentações de jograis; entre outras atividades.

As direções das escolas municipais parabenizam todos os alunos e professores e visitantes engajados nos projetos, em face da dedicação, determinação e competência com que os trabalhos foram planejados, executados e valorizados.

A Secretaria Municipal de Educação, através de sua rede, parabenizou nossa nação pelos seus 191 anos, desejando que os brasileiros, como povos guerreiros que são, caminhem cada vez mais rumo ao sucesso com garra, justiça, religiosidade e muito amor em seus corações.