GALERIA DE PREFEITOS
30/06/2011 15:53h

Itapeva/MG: Cidade das Flores

flores_ITAPEVA

O nome Itapeva na língua tupi-guarani significa pedra (ita) chata (peva), que é justamente a maior atração desta pequena cidade cravada na Serra do Cabral, região Sul de Minas Gerais, onde começa a Serra da Mantiqueira. O município de Itapeva foi criado em 1962 e tem 8,5 mil habitantes, segundo dados preliminares do IBGE, de 2005. Fica a 469 km de Belo Horizonte, 480 km do Rio de Janeiro e a apenas 115 km de São Paulo.

O ponto mais alto fica a 1.571 m de altitude. A região central da cidade fica a 990 m de altitude, em um grande vale que no Ciclo do Ouro no século XVII servia de passagem para tropeiros.

Do alto da Pedra Chata, a vista abrange praticamente todo o lado oeste do Circuito Serras Verdes, que também inclui as cidades de Camanducaia, Extrema, Toledo, Munhoz e Bueno Brandão, Cambuí e Senador Amaral.

A pé o percurso até o cume da Pedra Chata dura cerca de uma hora. Esforço compensado pela paisagem típica da região e pela possibilidade de um mergulho na piscina natural formada na rocha, à beira de um precipício. Mas o turista também pode optar para chegar ao local de carro. O alto da pedra fica a apenas 10 minutos da rodovia BR-381 (Fernão Dias), que liga Belo Horizonte a São Paulo. Além da Pedra Chata, o visitante deve conhecer também as cachoeiras Capetinga, Carúna e Gusto, todas próximas à sede da cidade e com acesso fácil.

A natureza exuberante de Itapeva encanta os visitantes que procuram por tranqüilidade e belas paisagens. Para os turistas que procuram um passeio a dois, os meses frios são a melhor opção para conhecer a cidade. No outono e inverno, o clima chega a registrar temperaturas negativas, perfeito para os casais que desejam um cenário que concilie romantismo e sossego. Mesmo nas outras épocas do ano, a temperatura média não ultrapassa os 20 ºC.

Itapeva ainda conserva a maior parte de suas áreas de preservação ambiental com flora e fauna remanescentes da Mata Atlântica original. Somados a todos esses ótimos motivos para o turista que quiser conhecer a região, ainda estão a hospitalidade e a culinária mineira. No inverno, a dica é abusar dos caldos e dos pratos típicos, com o feijão tropeiro com costelinha e o tutu à mineira.

Além das belezas naturais, Itapeva de Minas também oferece ao visitante diversão com as festas típicas. No mês de junho acontece a Junifest, tradicional festa junina, e em julho a Festa do Carreteiro, feira de negócios que atrai milhares de pessoas ligadas ao setor de transportes e caminhões.

Fonte: http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI2990031-EI1415,00-Itapeva+e+um+pequeno+recanto+mineiro.html