NOVEMBRO É MÊS DE VACINAÇÃO

LOGO 2013-16
EDITAL DE LEILÃO DE BENS INSERVÍVEIS – 001/2014
12/11/2014 03:00h
volei masculino
VOLEIBOL ITAPEVENSE prossegue fazendo sucesso
14/11/2014 15:20h

NOVEMBRO É MÊS DE VACINAÇÃO

braso de itapeva mg

braso de itapeva mg

 

NOVEMBRO É MÊS DE VACINAÇÃO

 

 

A partir do dia 8 de novembro de 2014 (sábado) começa a  CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMELITE E O SARAMPO. O objetivo será manter a erradicação da poliomielite no país e controlar os casos de sarampo, que têm aparecido sobretudo no nordeste. 

A campanha contra a poliomielite espera vacinar 12,7 milhões de crianças por todo o país, tendo como alvo desde bebês de 6 meses até crianças menores de 5 anos. Em Itapeva o público alvo atinge em torno de 600 crianças nesta faixa etária.

Quanto ao sarampo, a doença ainda se manifesta em regiões da Europa, Ásia e África. Por isso, a campanha terá como foco crianças de 1 a 5 anos, visando evitar a contaminação por meio de casos importados – espera-se que 10,9 milhões de crianças sejam vacinadas. No estado do Ceará, que teve 224 casos no período de março de 2013 a março deste ano, e também em algumas cidades de Pernambuco, a campanha teve que ser adiantada para interromper a cadeia de transmissão da doença. Não por acaso, Fortaleza foi escolhida como sede de lançamento da campanha.

A vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra a caxumba e rubéola.

Serão duas semanas intensas de campanha: do dia 8 ao dia 28 de novembro. Com dois sábados dedicados à imunização, os dias 08 e 22 de novembro. Porém, tanto a vacina contra a poliomielite quanto a vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola ficam disponíveis o ano todo no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

SOBRE AS DOENÇAS

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomelite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. Em junho deste ano, o vírus foi encontrado em amostras recolhidas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mas não houve casos de contaminação humana. 

Já o sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. Os principais sintomas da doença são  manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza e coriza. Em gestantes, a doença é especialmente grave, pois pode provocar parto prematuro e até mesmo aborto. O Brasil não tem transmissão autóctone do sarampo (dentro do país), apenas casos importados que, às vezes, podem gerar uma contaminação secundária.  A única forma de prevenção da doença é por meio da vacina.

NÃO PODE VACILAR. TEM QUE VACINAR.

 

PROCURE O POSTO DE SAÚDE DE ITAPEVA, DE 08 A 28 DE NOVEMBRO DE 2014, DAS 08 ÀS 17 HORAS OU OS PONTOS DE VACINAÇÃO NA ZONA RURAL CONFORME PROGRAMAÇÃO ABAIXO:

11/11/2014 – TROPICAL FLORES

LOCAL: Consultório médico (ao lado da Igreja)

HORÁRIO: das 09 às 12:30 horas.

 

12/11/2014 – SERTÃO GRANDE

LOCAL: PSF Luiz Alves da Silva

HORÁRIO: das 09 às 12:30 horas.

 

14/11/2014 – AREIAS

LOCAL: Escola Municipal Edu Valentim Vilaça

HORÁRIO: das 09 às 12:30 horas.

 

DIAS NACIONAIS DE VACINAÇÃO: 08 e 22 de novembro de 2014, sábado, das 08 às 17 horas no Posto de Saúde de Itapeva.