Planos Municipais de Recursos Hídricos foram entregues durante reunião plenária dos Comitês PCJ

LOGO 2013-16
CONVÊNIOS FEDERAIS, ESTADUAIS, DOAÇÕES RECEBIDAS/A RECEBER E EMENDAS PARA 2014
07/11/2013 18:55h
PA190326
ALUNOS DA EM DIRCE M. LOPES PROMOVEM ATIVIDADES ABORDANDO A PROBLEMÁTICA DAS DROGAS
09/11/2013 03:00h

20131107 1117221

No dia 07/11/2013 ocorreu em Piracicaba reunião plenária dos comitês PCJ.

Representaram a Prefeita Cláudia Viveani de Moraes Andrade no evento em questão a Chefe de Gabinete Valéria Soares da Silva e o Secretário Executivo Adjunto do Comitê PJ Sidney José da Rosa. Itapeva/MG foi um dos cinco municípios contemplados com a entrega do Plano Municipal de Recursos Hídricos.

A Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, realizou processo licitatório no dia 24 de setembro de 2012, para contratação de empresa de engenharia para a elaboração do “Plano Municipal de Recursos Hídricos dos municípios de Camanducaia, Extrema, Itapeva, Toledo e Sapucaí Mirim” que tem como objetivo básico, o estabelecimento de metas e ações de curto, médio e longo prazo,  para melhoria da qualidade e disponibilidade das águas superficiais e subterrâneas.  A Irrigart Engenharia e Consultoria em Recursos Hídricos e Meio Ambiente Ltda, participou e venceu o processo licitatório.

A implantação de políticas municipais de gestão de recursos hídricos foi uma demanda produzida pelo órgão de gestão de recursos hídricos das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Definiu-se um custo final de R$ 431.200,00. Assim, os planos apontam os cenários tendenciais para os municípios de Extrema, Itapeva, Toledo, Camanducaia e Sapucaí Mirim. Para a elaboração dos planos foi, portanto, fundamental a fixação dos horizontes de planejamento com o período em que os programas e as ações serão desenvolvidos com o objetivo de atingir uma determinada meta.

Neste trabalho, o prognóstico foi estabelecido para dois períodos distintos: 2014-2020 (cenário provável) e para 2020-2035 (cenário tendencial). Para cada um dos cenários,

os problemas encontrados na fase de diagnóstico serão projetados para o fim do período, com base nas ações a serem realizadas.