PREFEITA VIVI FALA SOBRE CRISE ECONÔMICA E AÇÕES DA GESTÃO 2013/2016 PARA ATENDER DEMANDAS DA POPULAÇÃO

INFORMATIVO – SAÚDE – VACINA CONTRA HPV
25/11/2015 03:00h
NOTIFICAÇÃO DE LIMPEZA DE LOTES – 01/12/2015
01/12/2015 03:00h

PREFEITA VIVI FALA SOBRE CRISE ECONÔMICA E AÇÕES DA GESTÃO 2013/2016 PARA ATENDER DEMANDAS DA POPULAÇÃO

entrevista registro 25.11.2015

entrevista registro 25.11.2015

 

Momentos de crise possibilitam aos gestores a oportunidade para que criem mecanismos para que se solucionem ou amenizem os impactos negativos da política macroeconômica a nível nacional e que afeta drasticamente principalmente os pequenos municípios. Por conta disso, a prefeita Cláudia Viveani de Moraes Andrade (PMDB) recebeu em seu gabinete o Jornal Registro na manhã desta quarta-feira (25/11/2015) e relatou sobre os trabalhos à frente da Prefeitura de Itapeva, no Sul de Minas. Durante a entrevista, a prefeita demonstrou preocupação especial com a queda de receitas municipais e o equilíbrio da folha de pagamento dos servidores e também comentou sobre investimentos com recursos próprios e ações que estão por vir.

 

O REGISTRO – Estamos vivendo um período acentuado de recessão, de austeridade nas contas públicas, tanto em nível federal como estadual. Em Itapeva/MG, a senhora já sente os reflexos desse momento? Isso já impacta no orçamento público?

“VIVI” – Sim. Isso é um reflexo muito claro do subfinanciamento que os municípios estão sofrendo. Administrar os municípios brasileiros não tem sido missões fáceis aos gestores. Os mais de cinco mil prefeitos espalhados por todo o país tem ido com frequência à Esplanada dos Ministérios e às sedes dos governos estaduais, mas um dos graves problemas é a real liberação dos recursos. Outro grande ponto negativo é a questão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que se encontra defasado e acaba comprometendo seriamente o orçamento municipal. Estamos tomando atitude para amenizar os impactos da crise como o incentivo para recuperação de tributos e ações que busquem ampliar a arrecadação dos cofres municipais para que honremos compromissos com fornecedores e com os servidores municipais referentes aos vencimentos e pagamento da segunda parcela do 13º salário.

 

O REGISTRO – Como se encontra a Prefeitura de Itapeva? Há verba nos cofres Públicos?

“VIVI” – Como a maioria das prefeituras brasileiras, a de Itapeva-MG conta com poucos recursos atualmente, até por conta da diminuição de repasses de FPM e de ICMS, bem como também pelos esforços da atual gestão em saldar dívidas de administrações passadas. Herdei muitas dívidas de gestões anteriores como parcelamentos de débitos junto ao FAPEMI; financiamentos junto ao BDMG referentes à aquisição de caminhões e máquinas e de pavimentações asfálticas em diversas ruas do município, distrito de Areias e distrito de Flores. Há também a questão de pendências financeiras junto a Receita Federal por conta de compensações indevidas feitas na gestão passada. A situação financeira não anda confortável, mas não chega a ser desesperadora como vem sendo noticiadas sobre diversas prefeituras do Sul de Minas. Mas a escassez de recursos, infelizmente, imobiliza a Prefeitura de Itapeva/MG, dificultando bastante trabalhos da atual gestão.

 

Mesmo meio a essa crise que o município atravessa, quais foram os investimentos com recursos próprios por parte da prefeitura em benefício à população? E que vem sendo feito no sentido de proporcionar a geração de emprego e de renda?

“VIVI” – Nestes três anos realizamos e ainda estamos realizando investimentos com recursos próprios do município em diversos setores (obras, lazer, esportes, educação, saúde, entre outros) que ultrapassaram a cifra de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Entre os quais, podemos destacar a pavimentação de ruas no Bairro Jardim Pôr-do-Sol, manutenções em estradas rurais com aquisição de bica corrida e de cascalho, aquisição de terreno para a construção da Praça da Juventude, aquisição do campo de futebol no Distrito Areias, implantação de estação elevatória de água e e instalação de rede de esgoto e fossa séptica no Bairro Jardim Pôr-do-Sol, cobertura com toldos e telhas galvanizadas na Escola Dirce Monteiro Lopes e CMEI Santa Terezinha, aquisição de playground no CMEI Santa Terezinha, reforma de prédio da Escola Edu V. Vilaça (Distr. Areias), aquisição de um automóvel de 7 lugares para a Saúde, pintura em prédios municipais, 2ª etapa da cobertura do CMEI Santa Terezinha, realização de tapa buracos em algumas ruas do município, reforma e pintura no Centro Comunitário do Bairro Ferreiras e manutenção em pontes localizadas em estradas rurais.  Acreditamos que momentos de crise possibilitam a busca por alternativas que possibilitem o crescimento sustentável de uma localidade. Nesta gestão realizamos esforços e conseguimos com que duas excelentes empresas investissem em nosso Município instalando unidades aqui. Com a Dental Cremer e a Panasonic postos de trabalhos foram e serão gerados, sem contar com o retorno em ICMS que em muito irá ajudar Itapeva/MG a prosseguir em sua busca pelo crescimento.  

 

Nas áreas de Educação, Saúde e Obras, a senhora tem planejamentos específicos?

“VIVI” – Como dito no início do meu mandato, em 2013, a meta é cumprir o máximo possível do plano de governo em todas as áreas, com adoção de medidas que melhorem ainda mais os índices de satisfação popular e atendam aos requisitos solicitados pelos órgãos controladores competentes. Quanto à Educação, a prioridade inicial é a construção de mais duas (02) creches (Rua São Lucas e Tropical Flores); a cobertura da quadra da Escola Municipal Dirce Monteiro Lopes e a entrega da ampliação e reforma da Escola Municipal Edu Valentim Vilaça (Areias). Quanto à saúde, visamos a humanização e acolhimento da população seguindo as doutrinas do SUS: universalidade, equidade e integralidade. Além disso, promoveremos a reestruturação das Estratégias da Saúde da Família, com mais uma unidade da Rua João XXIII, o que em muito vai atender às necessidades da população no que se refere à saúde pública. Já em relação às Obras algumas ações tiveram início entre as quais a construção e implementação da Praça da Juventude e asfaltamento de diversas ruas do bairro Pôr-do-Sol, enquanto que outras serão executadas em breve tais como a pavimentação da Avenida Leonardo Rossi e a canalização do Córrego Olaria. A hora é de dar prioridade à prestação de serviços mais essenciais à população.

 

foto jornal entrevista