SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPEVA/MG EM CAMPANHA CONTRA A HANSENÍASE

AVISO DE LICITAÇÃO 110
29/08/2015 03:00h
01.09.2015 322
ASSISTÊNCIA SOCIAL e POLÍCIA MILITAR fazem entrega de roupas e agasalhos no Distrito Flores
01/09/2015 03:00h

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPEVA/MG EM CAMPANHA CONTRA A HANSENÍASE

hansenase ago.2015

hansenase ago.2015

 

 

HANSENÍASE

 

O QUE É?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos antes de Cristo.

A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação. 

A transmissão se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente.

Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.

Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema de defesa do paciente, o tempo entre a penetração da bactéria no organismo até o aparecimento de sintomas é prolongado e pode variar de seis meses a seis anos.

 

SINTOMAS

A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou avermelhadas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.

Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área.

Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos; e pode haver alteração na musculatura esquelética causando deformidades nos membros.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da hanseníase envolve a avaliação clínica do paciente, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora etc. Se houver mancha ou ferida suspeitas no corpo do paciente, é realizado um exame laboratorial para medir a quantidade de bacilos.

 

TRATAMENTO

O Tratamento é feito com o uso de comprimidos em longo prazo. Nas formas mais brandas demora em torno de seis meses, já nas formas mais graves o tempo é de um ano ou mais. É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a hanseníase não será transmitida.

 

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.

Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem a Estratégia de Saúde da Família para avaliação. Dessa forma, a doença não será transmitida às pessoas mais próximas.

 

Sempre que se perceber manchas suspeitas na pele, a equipe da Estratégia de Saúde da Família do município estará pronta para atender você!!!

 

 


• ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA ISMAEL LEMES E OSVALDO BIAGIONI FURQUIM: RUA TOBIAS DE ANDRADE, N° 230, CENTRO, ITAPEVA. TEL: (35)3434-1882

 

 

 

• ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA LUIZ ALVES DA SILVA: BAIRRO SERTÃO GRANDE. TEL.: (35)9975-3215