Aviso de Licitação 12
12/04/2013 03:00h
JIU JITSU CAMPEO EM BRAGANA
Lutadores de Itapeva conquistam medalhas em campeonato de Jiu-Jitsu em Bragança Pta/SP.
14/04/2013 03:00h

Itapeva/MG contra a dengue

saude 2012

 

Itapeva tem presença de Aedes Aegypt adulto há 13 anos

 

Apesar disso, em 2013 nenhum foco foi localizado.

Em dois casos confirmados da doença, contaminação ocorreu em outros municípios

 

saude 2012

FOTO AEREA 1

 

Com exclusividade para a Gazeta da Cidade, a enfermeira coordenadora da epidemiologia Marisa Lopes dos Santos Pereira falou sobre dengue e o trabalho de prevenção que é feito em Itapeva. De acordo com a profissional, que lidera o trabalho juntamente à enfermeira de epidemiologia Sandrelha Vieira da Rocha, o município tem a presença do mosquito adulto desde meados do ano 2000.

“Todavia, até hoje nunca tivemos caso de dengue confirmado no município”, contou. Entretanto, dois casos foram confirmados como sendo dengue, além de um ainda indeterminado. “Estes pacientes adquiriram a doença em outros municípios, em viagens de passeio”, contou Marisa.

O combate aos focos do mosquito transmissor da dengue é realizado, em Itapeva, por 20 agentes comunitários de saúde em todos os domicílios visitados, e um agente de combate à endemias por meio de inspeção domiciliar, em estabelecimentos e terrenos baldios.

“Temos também dez armadilhas instaladas na comunidade e pesquisa em quatro pontos estratégicos, pré-definidos por mapeamento de território urbano”, explicou a enfermeira.

Na zona rural, o trabalho é desenvolvido em locais com aglomerados de população, através de visitas e orientação dos agentes comunitários de saúde para eliminação de possíveis criadouros. Em 2013, nas inspeções domiciliares, nos pontos estratégicos e nas armadilhas instaladas na comunidade, não foram encontrados focos de dengue no município.

Esse fato, entretanto, não deve representar um relaxamento na atenção e prevenção. “Receba o agente comunitário de saúde  e o agente de endemias em sua casa, eles estão preparados para tirar suas dúvidas, eliminar  locais  que possam acumular água, impedindo assim  a criação de larvas”, apela a coordenadora.

 

 

=====

fonte: http://www.gazetadacidade.com/aconteceu/itapeva-tem-presenca-de-aedes-aegypt-adulto-ha-13-anos/

=====