MATERIAL DE ORIGEM INDÍGENA É ENCONTRADO EM ITAPEVA/MG

Crianas_se_divertem_no_momento_da_refeio
EMPJB conclui Projeto Político-Pedagógico em 2012
15/03/2012 22:07h
Logo_CRAS
CRAS Itapeva/MG: Projeto NASCER BEM 2012
15/03/2012 22:24h

MATERIAL DE ORIGEM INDÍGENA É ENCONTRADO EM ITAPEVA/MG

1-_restos_mortais_e_urna_de_cermica_

1-_restos_mortais_e_urna_de_cermica_

Restos mortais foram encontrados dentro de urna em Itapeva/MG. Especialista do Iphan acredita que material seja de origem indígena.

 

Três pedreiros que trabalhavam em uma obra em Itapeva, no Sul de Minas, ficaram assustados ao encontrar uma ossada e uma urna de cerâmica que aparenta ser de origem indígena, na manhã desta terça-feira (13). O material estava em uma plantação de milho, próximo à construção de uma casa, no bairro Ponte do Zinco.

 

Os pedreiros escavaram o local No mesmo terreno também foram encontrados restos de artesanatos em cerâmica. De acordo com Polícia Militar, foi pedido que a Prefeitura fizesse uma avaliação científica do caso.

 

“Fiquei de cabelo em pé na hora por causa do susto, foi de arrepiar”, diz o servente de pedreiro José Arnaldo da Costa. O mestre de obras Ailton Moreira da Silva só percebeu depois que aquilo se tratava de ossos humanos. “Fiquei tão assustado que minha ficha caiu uns cinco minutos depois”, conta.

 

Segundo o mestre de obras, ele e os companheiros resolveram cavar no local para ver se encontravam algum tesouro e encontraram a urna. Dentro dela estavam partes de uma ossada.

 

“Nós não tínhamos mais material para continuar a obra e eu sempre ouvia estórias de que tinham coisas enterradas ali, inclusive ouro, então começamos a cavar”, explica Silva. No mesmo terreno também foram encontrados restos de artesanatos em cerâmica.

 

De acordo com a Polícia Militar, foi pedido para que a Prefeitura (que na terça-feira de manhã compareceu ao local através dos servidores Agnaldo Rogério, Marcelo Guido e Sidnei Cassalho) fizesse uma avaliação científica do caso.

 

O dono do sítio, Gilson Pereira, informou que não é a primeira vez que encontram coisas enterradas nas terras dele.

 

Segundo Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Itapeva/MG, Marcelo Guido, a área foi isolada e fotos da urna e dos restos mortais foram encaminhados ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que foi contactado por ser o órgão competente para analisar a questão. Ainda de acordo com Guido, há indícios de que naquela região viveram povos indígenas, mas nada é comprovado ou documentado oficialmente.

 

O Iphan informou que um especialista deve ir até Itapeva/MG, mas ainda não há uma data confirmada. O técnico de Arqueologia do órgão, Alexandre Henrique Delforge, adiantou por telefone, que pelas fotos recebidas, aparentemente, se trata de uma ossada indígena. De acordo com ele, a relação está no fato de os restos mortais estarem armazenados em urna de cerâmica.

 

O caso ganhou repercussão e diversos veículos de imprensa (dentre esses, jornais de circulação local e emissoras de televisão como EPTV, Alterosa e Record-MG) registraram o caso.

 

FONTE DA MATÉRIA: Canal EPTV

 

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/03/pedreiros-encontram-suposta-ossada-indigena-em-urna-de-ceramica.html

e

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/03/fiquei-de-cabelo-em-pe-diz-pedreiro-que-encontrou-ossada-em-sitio.html