Nova Gestora do CIRCUITO TURÍSTICO SERRAS VERDES visita Diretoria de Cultura/Turismo de Itapeva/MG

30.06.2012._MUAY
ATLETAS ITAPEVENSES DE MUAY-THAI PARTICIPAM DE EVENTO EM BRAGANÇA
05/07/2012 20:34h
3_SEMANA_CULTURAL_EVANG.Oficial
Itapeva sediará 3ª Edição da Semana Cultural Evangelística
16/07/2012 14:19h

GUIDO_E_FERNANDA_SVjpg

Nesta terça-feira, dia 3 de junho de 2012, a turismóloga e gestora do Serras Verdes, Fernanda Paiva, compareceu na cidade de Itapeva/MG, onde conversou com o Diretor Municipal de Cultura e Turismo, Sr. Marcelo Guido (“Van Lyra”).

Em pauta estavam algumas ações promovidas pelo município em prol do desenvolvimento turístico (como o inventário turístico, o processo de habilitação para receber inédita verba do ICMS Turístico, parcerias do município com o Sítio Pedra Chata e o Sítio Quebello, levantamento da questão das placas de sinalização turística, entre outros pontos abordados).

Turísticamente, Itapeva/MG conta com um clube recreativo (capacidade para 600 pessoas, onde são realizados os principais bailes regionais), dois ginásios poliesportivos (sede e Distrito Areias); um estádio de futebol com iluminação e duas piscinas públicas artificiais (na Praça de Esportes) e duas academias de ginástica. Estão em construção uma quadra de bocha e um quadra de futebol/voleibol de areia.

Somam-se a esses, a piscina natural da “Pedra Chata” e as famosas cachoeiras; em que se sobressai a do “Gusto Caipira”.

Além disso, possui estrutura básica prestadora de serviços pronta para atender a  comodidade para moradores e visitantes, com destaque ao Vale Suiço Resort que se destaca a nivel nacional em sua área de atuação.

São eventos relevantes no município:

• a Festa do Padroeiro São Sebastião (20 de janeiro)

• o Carnaval de Rua (fevereiro ou março),

• o aniversário da cidade (1º de março),

• a Junifest {União das Festas Juninas de Itapeva/MG} (junho),

• a Festa do Carreteiro (julho),

• a Festa de São Benedito/Capetinga (julho)

• a Festa do Peão de Boiadeiro (outubro)

• o Réveillón.

Itapeva/MG está inscrito em alguns roteiros turísticos do CTSV, destacando-se, entre outros, o ROTEIRO SERRAS RURAIS DO SUL DE MINAS.

A visita serviu para estreitar os laços de parceria entre o Município de Itapeva/MG e o Circuito Turístico Serras Verdes, sendo destacado e reconhecido os esforços da Diretoria de Cultura e Turismo no sentido da promoção de festas e ações focadas no turismo, mesmo às custas de apenas receita própria do Município.
Também foi frisados por Fernanda a seriedade e o comprometimento adotados para que Itapeva/MG habilite-se no ICMS Turístico “2013”, bem como destacada a eficiência do site oficial do município no intuito de informar itapevenses e turistas sobre ações realizadas pelo departamento.