Prefeita e Vice-Prefeito de Itapeva vão a Belo Horizonte para pleitear recursos para atender população itapevense

Prefeita de Itapeva esteve em Piracicaba na Agencia PCJ.
10/05/2014 03:00h
17/05/2014 03:00h

01 VISITA AO DEP. AGOSTINHO PATRUS

No dia 15 de maio de 2014, a Prefeita Cláudia Viveani de Moraes Andrade e o Vice-Prefeito Antonio José de Lima foram a Belo Horizonte para tratativas de assuntos de interesse da comunidade itapevense.

Estiveram com o Deputado Estadual Agostinho Patrus, ex-Secretário de Estado de Turismo, em oportunidade que agradeceram ao legislador pelos recursos liberados para o município através da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), bem como também deixaram novas solicitações visando as necessidades do povo itapevense.

02 VISITA AO GABINETE DA CHEFE DE GABINETE DA SEDESE

Em seguida, se reuniram com a Srª Thelma Evelange Faria Láuar, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social (SEDESE) Eduardo Prates Octaviani Bernis, e protocolaram solicitação pleiteando um automóvel para atender necessidades do CRAS “Elisa Angela Biagione”.

Por fim, a Prefeita Vivi aderiu ao programa Cartão Aliança pela Vida que trata-se de uma parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para enfrentar um dos graves flagelos da vida contemporânea: a luta contra as drogas.

03 ADESO AO CARTO ALIANA PELA VIDA

“CARTÃO ALIANÇA PELA VIDA”

A “Aliança pela Vida” é um dos resultados do Decreto Nº 45.551, determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Visa desenvolver medidas de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e tráfico de drogas, sobretudo o crack. As ações são desempenhadas por meio de parcerias entre diferentes órgãos do Governo, municípios e entidades da sociedade civil.

Cabe às prefeituras estruturar o acesso dos usuários de drogas por meio da atenção básica de saúde. A cada paciente que venha a ser cadastrado o Governo do Estado garante repasse mensal de R$ 1.350,00 para que eles sejam submetidos a tratamento nas comunidades terapêuticas. Também cabe às prefeituras que aderirem ao Programa acompanhar o trabalho das comunidades terapêuticas e, inclusive, denunciar ao Estado qualquer indício de irregularidade. Caso algum problema seja constatado a comunidade terapêutica poderá ser excluída do Programa, pois um dos objetivos do “Aliança pela Vida” é garantir a reinserção dos dependentes químicos ao convívio social. Também aos municípios caberá a elaboração de laudos médicos, psicológicos e odontológicos dos pacientes que aceitarem serem submetidos a tratamento, o que subsidiará as ações a serem implementadas pelas comunidades terapêuticas credenciadas.

A comprovação da participação dos pacientes nos tratamentos implementados pelas comunidades terapêuticas é realizada diariamente, por meio da leitura de digitais e pelo pagamento de R$ 45,00 de diária via Cartão de débito. O cartão tem validade por 90 dias, prazo que poderá ser prorrogado em caso de necessidade da continuidade do tratamento. O cartão só tem validade para utilização nas comunidades terapêuticas.