Secretário traça atual perfil da saúde municipal

Municipalidade é pauta de reunião na capital BH
15/03/2013 15:30h
CACHOEIRA DO GUSTO CAIPIRA (2010)
15/03/2013 16:10h

Secretário traça atual perfil da saúde municipal

claudio

A atual gestão de Itapeva/MG está empenhada em desenvolver um plano de desenvolvimento gestor na área da saúde municipal. Quem explica esta referência é o secretário, Cláudio Alberto dos Santos. “Estamos credenciados na gestão plena da atenção básica, onde a administração está focando o trabalho no tema da última Conferência Municipal de Saúde – ‘Acolhimento e Humanização do Atendimento a População'”, disse Cláudio.

Atualmente, Itapeva dispõe das seguintes unidades de atendimento: 1 Unidade Básica de Saúde ‘Ápio Cardoso’; 3 ESF – 2 cidades ESF – ‘Oswaldo Biagioni Furquim’ e ESF – ‘Ismael Lemes’; e na zona rural, o ESF – ‘Luis Alves da Silva’, no bairro do Sertão Grande, e com polo de atendimento no bairro Tropical Flores, às segundas-feiras; 1 Centro Fisioterapia/Fonoaudiologia/Psicologia/Nutrição e Odontologia.

“As unidades de ESF do nosso município cobrem 100% da população e neste mês estamos focando na erradicação do mosquito da Dengue. Contamos com a colaboração de todos”, destaca o secretário.

Na UBS ‘Ápio Cardoso’ são realizados os atendimentos básicos de clínico geral, pediatria, cirurgia e ginecologia e as especialidades de cardiologia, psiquiatria, dermatologia e gastroenterologia. “Somos consorciados ao CISAMESP, onde temos atendimento a diversas especialidades e realização de vários exames”, enumera o secretário.

O município oferece serviços na UBS ‘Ápio’ de análises clínicas, radiologia, ultrassonografia e a Farmácia de Minas, com a distribuição de mais 250 fármacos à população. As referências a outros municípios são encaminhadas através do TFD, com a central de agendamentos das consultas e definição dos veículos de transporte.

A Secretária Municipal de Saúde trabalha em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde nas deliberações das ações. As reuniões ocorrem sempre na sede da Secretaria, que fica na Rua Tobias de Andrade, 230, sempre na última quarta-feira do mês, a partir das 9h.