SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TRABALHA NO COMBATE CONTRA A DENGUE

Prefeita de Itapeva esteve em Piracicaba na Agencia PCJ.
10/05/2014 03:00h
17/05/2014 03:00h

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TRABALHA NO COMBATE CONTRA A DENGUE

CAM00200

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapeva/MG, visando a adequação do serviço de controle de endemias e a melhor qualidade da saúde da população, ampliou de um para dois o número de Agentes de Endemias Municipais.

A dengue tem sido grande motivo de preocupação em todo o país e o número de casos suspeitos e confirmados tem aumentado significativamente nos últimos dias, assim a proposta é intensificar a vigilância da dengue.

O trabalho do agente de endemias é de suma importância para a prevenção e o controle de doenças diversas e, entre elas, a dengue.

Diariamente são realizadas por eles visitas em domicílio, estabelecimentos e quaisquer outros tipos de imóveis como edificação abandonadas e terrenos baldios a fim de identificar e eliminar focos e possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e também com a finalidade de orientar a população quanto aos cuidados para a prevenção da doença.

Além das visitas domiciliares diárias os Agentes de Endemias (Raffael Mascarenhas e Patrícia Rainho) realizam periodicamente pesquisas de pontos estratégicos e instalação e pesquisa de armadilhas que servem para captar propositalmente larvas de mosquitos e, entre elas, as larvas do mosquito da dengue com a finalidade de se saber da presença ou ausência do mosquito no município.

Neste ano foram encontradas larvas do Aedes aegypti (mosquitos transmissor da dengue) em pontos estratégicos do município, permitindo saber que há o mosquito em circulação no local e que, embora estes mosquitos não estejam contaminados com o vírus causador da dengue, eles são capazes de picar um indivíduo doente e, aí sim, transmitir a doença a outras pessoas.

Por este motivo, a população deve estar consciente que só se evita a doença eliminando todos os possíveis focos de reprodução do mosquito que são todos aqueles locais e reservatórios de água parada. Esses reservatórios podem variar desde uma caixa d’água com muitos litros de água até uma tampinha de garrafa com uma quantidade muito pequena de água parada.

Receba os Agentes de Endemias em sua casa E siga as orientações oferecidas por eles para impedir a reprodução do mosquito e diminuir o risco da doença.

Em caso de dúvidas, para maiores informações ou para denúncias de locais que possam permitir a reprodução do mosquito procure a UBS “Ápio Cardoso” em Itapeva/MG ou ligue para (35) 3434-1882.

Procure a UBS Ápio Cardoso e as Equipes de Saúde da Família em caso de sintomas de dengue. Os sintomas são febre, dor de cabeça, mal-estar que surgem após um período de que pode variar de 2-10 dias após a picada do mosquito, mas os sintomas ainda podem incluir prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceiras. Ao apresentar sintomas de dengue você precisa de assistência médica, não se automedique, pois alguns medicamentos podem piorar o quadro da doença.

NÃO DEIXE ÁGUA PARADA. DENGUE MATA.