Semana da Pátria na Escola Municipal Dirce Monteiro Lopes (Anexo)

VALE_SUIO
Gestora do Circuito Serras Verdes se reúne com representantes do Vale Suíço Resort
13/09/2012 22:25h
polcia_militar_de_minasgerais
POLÍCIA MILITAR MINISTROU PALESTRA NO DISTR. TROPICAL FLORES
14/09/2012 15:57h

Semana da Pátria na Escola Municipal Dirce Monteiro Lopes (Anexo)

IMAG0575

A Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da nossa História. Foi determinante para o fim do domínio português no Brasil. Durante a Semana da Pátria é compreensível o comportamento saudosista em relação ao período em que pertencíamos a Portugal, quando no ensejo das comemorações são realizadas homenagens aos personagens tidos como principais naquela época e que mais tarde nos presentearam com a Independência.

O dia 07 de setembro data em que o Brasil se tornou livre de Portugal, no ano de 1822 é, sem dúvida um dos momentos mais importantes e gloriosos do país. Por isso deve ser comemorado não apenas como uma festa, mas, sobretudo, como um evento para reflexão sobre os rumos que a nação vem trilhando em sua História. Precisamos ressignificar e construir símbolos pátrios efetivamente relacionados com a Pátria dos Brasileiros, tão rica e expressivamente diferente.

Essa data é uma ocasião propícia para falar sobre cidadania, conhecer nossos direitos e deveres, participar da vida política do nosso país, respeitando as pessoas e suas distintas culturas, cuidando do meio ambiente e abandonando preconceitos e fundamentalismos. Todas essas atitudes fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade, pessoas merecedoras de respeito, afinal “Pátria é vida com dignidade”!

Por fim, a Semana da Pátria, assim não poderia ficar relegada ao esquecimento, pois, a partir dela, reforçamos nossos valores nacionalistas e nos firmamos como cidadãos, como integrantes de uma diversidade cultural: o povo brasileiro.

A Escola Municipal Dirce Monteiro Lopes – Anexo visando o desenvolvimento integral dos alunos, principalmente atitudes como o civismo, trabalhou durante toda a semana priorizando temas relevantes sobre a nossa Pátria.