GOVERNO ESTADUAL ENTREGA UNIDADE DA REDE FARMÁCIA DE MINAS PARA ITAPEVA/MG

jornal_sbado
Prefeito e Vereadores se reúnem na COPASA em busca de benefícios para ITAPEVA/MG.
19/08/2011 21:08h
Cartaz_Itapeva
IIº ITAPEVA COUNTRY FEST promete agitar Itapeva/MG e região
25/08/2011 18:05h

GOVERNO ESTADUAL ENTREGA UNIDADE DA REDE FARMÁCIA DE MINAS PARA ITAPEVA/MG

val

O governador Antônio Anastasia (PSDB) e o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, inauguraram, no dia 5, em Belo Horizonte, 100 novas unidades da Rede Farmácia de Minas para os municípios selecionados com população entre 10 e 30 mil habitantes.

O município de Itapeva/MG, pertencente à Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SRS), foi contemplado com uma unidade, que vai garantir espaço de atendimento mais humanizado aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de 154 medicamentos básicos para atenção primária, além de contar com profissionais farmacêuticos qualificados que vão acompanhar e promover o uso racional dos medicamentos.

Cada uma das unidades recebeu do Tesouro Estadual um incentivo de até R$ 90 mil para implantação da unidade farmacêutica, sendo R$ 55 mil para a construção do prédio e R$ 35 mil para a montagem.

Além disso, são repassadas 13 parcelas mensais de R$ 1.200,00 para complementação salarial  do profissional farmacêutico responsável pela unidade.

Além de farmacêutico, o profissional também é gestor do projeto e acompanha, desde a fundação da obra, até a montagem final dos equipamentos.

Todas as farmácias possuem o Software SiGAF- Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica, que  garante o gerenciamento o adequado controle dos medicamentos e cadastro dos pacientes atendidos pela Farmácia, bem como de toda a rede.

De acordo com o governador Antonio Anastasia, esse é um programa muito interessante, pois, além da assistência à saúde, ou seja, atendimento médico, é muito importante que o cidadão possa receber o medicamento. “Isso se dá gratuitamente através desse sistema, o Farmácia de Minas. Hoje é uma inauguração virtual em 100 municípios mineiros. Até o final do nosso mandato queremos ter todo o Estado coberto. O objetivo é ter, além do acesso ao medicamento, orientação médica e orientação do farmacêutico. O paciente vai saber como tomar o remédio, quais são as condições, ou seja, vai ter um tratamento humanizado, acolhido, como se diz tecnicamente”, disse o governador.

*Com informações da Agência Minas

====: EXTRAÍDO deJornal Gazeta do Vale, edição 142, ano 3, pág. 22. (Agradecimento a Luis César Fonseca)